6 de mar. de 2015

Rede de Expertise em TIC para um Litoral Digital.


No último dia 26 de fevereiro de 2015, organizado pela RCD (Rede Cidade Digital) em parceria com a Associação dos Municípios do Litoral (AMLIPA) e Prefeitura de Morretes, foi realizado, no Teatro Municipal de Morretes, o primeiro FÓRUM REGIONAL DE CIDADES DIGITAIS DO LITORAL, o qual objetivou reunir Prefeitos e Gestores Públicos do Litoral do Paraná e de outras Regiões com Especialistas da Área de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e demais interessados para tratar das TECNOLOGIAS como INVESTIMENTO e AGENTE IMPULSIONADOR dos Setores da Administração Pública no Litoral Paranaense.

Aprimorar os Serviços Públicos nos Municípios do Litoral Paranaense por intermédio da aplicação das TIC é a nova tendência a qual somos convidados a conhecer, aderir e divulgar uma vez que, enfim, nasce a concepção que o Litoral deve ser tratado como uma Região particular com características próprias e não apenas como um “anexo” de outras Regiões naquilo que diz respeito às CIDADES DIGITAIS e CIDADES INTELIGENTES.

Um dos importantes resultados do primeiro FÓRUM REGIONAL DE CIDADES DIGITAIS DO LITORAL foi a instituição de acordo integrador que permitirá o trabalho PERMANENTE entre os Gestores Públicos do Litoral para a troca de informações objetivando a promoção de ações conjuntas na área das TIC para a melhoria de vida dos cidadãos e para o aumento de economia que permitirá aplicações em outras áreas carentes e, atualmente, sem recursos. O Fórum Permanente de Cidade Digital do Litoral Paranaense criado no evento sob a forma de um Sistema de CONSÓRCIO entre os Municípios promete transformações e ações positivas nunca antes aventadas.

Aos presentes no evento foi observado que para atender os diversos serviços que serão demandados pelas Cidades Digitais do Litoral (direcionados para as Cidades Inteligentes) inúmeras possibilidades de ESTUDOS e PESQUISAS serão solicitadas, exigindo, por sua vez, significativos INVESTIMENTOS. A implantação de uma REDE DE EXPETISE própria e segura em TIC para atender a demanda dos Municípios do Litoral Paranaense (entendidos como futuras Cidades Digitais) sinaliza inúmeras possibilidades de trabalho para Instituições como a UTFPR nas quais a indissociação entre Pesquisa, Extensão e Ensino deva conduzir seus destinos. Muita Pesquisa Aplicada e Extensão será necessária.

Para conhecer mais sobre as CIDADES DIGITAIS e o FÓRUM PERMANENTE a RCD nos convida a acessarmos o endereço: http://www.redecidadedigital.com.br/.

Carlos Magno Corrêa Dias
06/03/2015