18 de abr. de 2015

A Leitura é Poder Transformador.


A leitura e a escrita são fundamentais para o desenvolvimento das “capacidades” do ser humano. A leitura, em especial, além de outros preceitos, invariavelmente, possibilita o acesso ao conhecimento e ao legado cultural da humanidade.

Mas, este 18 de abril (DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL) está chegando ao seu final e, mais uma vez, como ocorrido em seguidos anos passados, foi muito pouco lembrado e sequer “comemorado”.

Talvez não tenhamos, de fato, algo para comemorar em tal sentido. Se nos permitirmos “ler” os últimos resultados do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), constataremos que quase a metade dos Alunos brasileiros não consegue alcançar sequer o nível 2 de desempenho na Avaliação de Leitura do PISA (cujo nível 6 é o máximo estabelecido).

Resultado é que nossos Alunos não conseguem deduzir informações dos textos (eventualmente) lidos, na “leitura” não compreendem distinções da linguagem e são incapazes de estabelecer relações simples entre partes significativas de um dado texto.

Mas, a despeito desta triste realidade, façamos nossa parte e incentivemos as crianças a LER.

Que pela via do LIVRO INFANTIL (de qualidade) os futuros cidadãos brasileiros possam experimentar o PODER da LEITURA para TRANSFORMAR.

Carlos Magno Corrêa Dias
18/04/2015