14 de mai. de 2015

AD PÓS-2015 e transição dos ODM para ODS.

      
O momento atual é determinante para garantirmos um futuro sustentável e inclusivo para nós mesmos e, principalmente, para as gerações que nos sucederão. Semelhante panorama é assegurado, em grande parte, pelos conhecimentos científicos e tecnológicos dos quais dispõe a humanidade atualmente e pela consciência atingida nos últimos quinze anos em decorrência dos trabalhos em favor do alcance dos ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio).

No ano de 2015 os ODM cederão lugar aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e uma nova história começa a ser escrita a qual tem seu princípio com a construção da AD PÓS-2015 (Agenda de Desenvolvimento Pós-2015).

É importante conhecer o histórico e o contexto desta nova Agenda, originária a partir dos ODM, para perspectivar futuras formas de atuação e ampliar possibilidades. Neste sentido o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, United Nations Development Programme) tem disponibilizado série de informações objetivando evidenciar que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (‪#‎ODS) constituem um conjunto integrado e indivisível de propriedades globais para possibilitar o desenvolvimento sustentável de nosso mundo.

Para conhecer um pouco mais sobre os ODS e a transição dos ODM para os ODS o PNUD disponibiliza material em http://bit.ly/1cxufJ1 o qual está associado, também, à campanha ‪#‎action2015.

Carlos Magno Corrêa Dias
14/05/2015