18 de mai. de 2015

TECNOLÓGICA avança no campo da Engenharia Lógica.


Neste ano de 2015 os colóquios ENTELECHIA LOGICAE (COENTELOG) chegam à quarta edição e já se consolidam como eventos que contribuem para oportunizar uma real aproximação entre distintas Áreas do Saber e a Lógica Formal, priorizando questões estruturais relacionadas à necessária simbiose que deve existir entre Inovação, Indústria, Ciência, Tecnologias e Universidade para o necessário desenvolvimento e progresso.

As grandes distâncias entre Universidade e Indústria, a não existência de interação efetiva entre as Ciências e as Tecnologias, a não efetivação da cultura da Inovação, constituem problemas sérios cujas possíveis soluções são pretendidas por em discussão a partir da Análise Lógica Formal centrada na Álgebra da Lógica e da Teoria da Argumentação Dedutiva as quais são sempre objetivadas nos colóquios ENTELECHIA LOGICAE.

Seguindo, então, o propósito dos colóquios ENTELECHIA LOGICAE e centrado em uma nova concepção de “ENGENHARIA”, a chamada “ENGENHARIA LÓGICA” (que tenho desenvolvido em meus estudos e pesquisas), ministrei no período de 16/03/2015 a 20/03/2015, o IV COENTELOG, com o tema geral: ENGENHARIA LÓGICA APLICADA NA INDÚSTRIA.

O IV COENTELOG constitui mais um trabalho direcionado no sentido de por em discussão e avaliar, sob a ótica da Lógica Formal, caminhos alternativos que permitam direcionamentos outros no sentido de se atingir desenvolvimento e progresso.

   

No IV COLÓQUIO ENTELECHIA LOGICAE apresentei aos participantes considerações gerais sobre Modelos Analíticos Lógicos e Técnicas Formais de Raciocínio Dedutivo, desenvolvidos em Engenharia Lógica, que podem contribuir para auxiliar na estruturação de procedimentos logísticos e na tomada de decisão lógica para a aceleração do desenvolvimento daqueles setores da Indústria que permitam ser mapeados em função da dicotomia e da bivalência lógica.

Considerei, também, Sistema Algébrico Lógico específico que desenvolvi, associado ao nível Inferencial Sentencial e à Computabilidade, o qual possibilita, em conjunto com os pressupostos tradicionais da Lógica Formal Clássica, de forma indissociável, a decodificação lógica de estruturas para posterior avaliação formal da validade (legitimidade) dos procedimentos materiais que lhes possam dar origem.

Assim sendo, os colóquios ENTELECHIA LOGICAE vão atingindo seus objetivos. Em 23 de junho de 2013, foi desenvolvido o I COENTELOG. Naquela oportunidade abordei o tema LÓGICA DA INOVAÇÃO NAS RELAÇÕES DE APROXIMAÇÃO ENTRE INDÚSTRIA E CIÊNCIA o qual objetivou chamar a atenção para a necessidade de uma aproximação efetiva entre a Indústria e a Ciência de forma a unir forças com as Tecnologias para a produção de conhecimento direcionado (principalmente) para o desenvolvimento da Nação e para a melhoria de vida dos Cidadãos tomando-se por base, entretanto, a Lógica da Inovação a qual defende que “o mesmo pode ser realizado de forma diferente, porém com maior eficiência e melhor eficácia”.

No ano seguinte, no período de 17/03/2014 a 27/03/2014, realizei o II COENTELOG no qual abordei o tema INOVAÇÃO EM ENGENHARIA LÓGICA. Na oportunidade em referência apresentei, em específico, os pressupostos estruturais da concepção de Engenharia Lógica que venho propondo como Área de Conhecimento Analítica necessária para integrar Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação no campo da Teoria da Demonstração Lógica associada à Axiomatização, Análise Lógica Inferencial, Computabilidade e Teoria dos Modelos.

Centrado no pressuposto que a “extensão ilimitada” de um processo lógico é possível apenas pelo mecanismo recursivo de concatenar sequências de argumentos dedutivos em argumentos dedutivos, com o tema LÓGICAS MENTAIS RECURSIVAS, apresentei, em 16 de maio de 2014, o III COLÓQUIO ENTELECHIA LOGICAE. No evento em pauta coloquei em evidência, com base na Lógica Formal de Primeira Ordem e na Computabilidade (tradicionais), a distinção necessária entre um “procedimento recursivo” e a “execução de um procedimento recursivo” para a instituição recorrente de “Modelos Mentais Conscientes Computáveis” que perpassam a “Engenharia Lógica” em construção.

As edições anteriores do COENTELEG despertaram significativo interesse sobre os temas relacionados com a Engenharia Lógica e incentivaram, por sua vez, a continuidade da correspondente oferta. Todavia, o IV COENTELOG, com o tema ENGENHARIA LÓGICA APLICADA NA INDÚSTRIA, é justificado, também, por constituir oportunidade particular para a apresentação de considerações de caráter mais técnico (e estrutural) sobre as funções pretendidas para a aplicação da Engenharia Lógica no meio produtivo industrial.

No IV COENTELOG apresentei quatro conferências; quais sejam: (a) Fundamentação Analítica da Engenharia Lógica; (b) Cálculos Lógicos e Modelos Mentais Recursivos; (c) Álgebra da Argumentação Lógica; e, (d) Simbiose Necessária entre Indústria e Ciência para a Inovação.

Muito em breve, desenvolverei a quinta edição do COENTELOG (COLÓQUIO ENTELECHIA LOGICAE) o qual passará a ter abrangência nacional. No correspondente evento tratarei o tema: ANÁLISE INFERENCIAL REVERSA E RECURSIVA.

Carlos Magno Corrêa Dias
18/05/2015