9 de set. de 2015

LOGIC AS NECESSARY COMPONENT IN ACADEMIC.

          
  
Categoria:
Grupo de Pesquisa (CAPES/CNPq).

Título da categoria:
LÓGICA COMO COMPONENTE NECESSÁRIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA.

Setor:
Empreendedorismo e Inovação, Tecnologias e Desenvolvimento de Produtos (de Consumo), Tecnologia Edu­cacional.

Palavras-Chave:
Raciocínio Dedutivo, Inferências, Cálculos Lógicos.

Objetivos: Desenvolver Tecnologia Educacional Inovadora centrada na Lógica Formal para ampliação das potencialidades de aplicação e entendimento dos conteúdos desenvolvidos na formação dos futuros profissionais das Áreas de Ciências Exatas e Tecnologias.

Motivação:
A realização de diversos Cursos de Extensão Universitária no campo da Lógica Formal Dedutiva e de Primeira Ordem que evidenciaram a força dedutiva e analítica dos Cálculos Lógicos e da Análise Inferencial Lógica como poderoso agente transformador na formação profissional dos acadêmicos permitindo a ampliação da capaci­dade de avaliar e decidir logicamente.

Benefícios:
Melhoria do rendimento acadêmico dos alunos nos Cursos de Graduação das Ciências Exatas que detém conhecimentos mais aprofundados dos métodos e técnicas dos Cálculos Lógicos, em Lógica Matemática de Pri­meira Ordem. Maior compreensão sistêmica dos conteúdos por parte dos acadêmicos. A real possibilidade dos acadêmicos e dos egressos de inferir aplicações corretas e consistentes mais amplas e intensificadas.

Projetos/Parcerias já realizadas:
Análise de Argumentos Dedutivos em Lógica Matemática. Lógica Matemática Proposicional e Predicativa. Matemática Computacional. Lógica Matemática Dedutiva Aplicada. Axiomatização da Lógica Matemática de Primeira Ordem. Métodos Matemáticos e Computacionais Aplicados. Lógica Matemática Inferencial Dedutiva. Silogística.

Pesquisador/Coordenador Responsável:
Carlos Magno Corrêa Dias.

Câmpus:
Curitiba.




Category:
Research Group (CAPES/CNPq).

Category Title:
LOGIC AS NECESSARY COMPONENT IN ACADEMIC.

Sector:
Technology and product development (consumer).

Key words:
Deductive Reasoning. Inferences. Calculations Logical.

Objectives:
Developing Innovative Educational Technology focused on formal logic to augment the capabilities of the ap­plication and understanding of the content developed in training future professionals Areas of Exact Sciences and Technologies.

Motivation:
The completion of several courses of University Extension in the field of Formal Deductive Logic and First Order showed that the strength of deductive and analytical calculations and Logical Analysis of Inferential Logic as a powerful agent of change in the training of academic allowing the expansion of capacity to assess and decide logically.

Benefits:
Improvement academic performance of students in undergraduate courses of Exact Sciences who has deeper knowledge of the methods and techniques of calculations Logic in Mathematical Logic First Order. Greater sys­temic understanding of content by academics. The real possibility of academics and graduates to infer correct and consistent application wider and intensified.

Projects/Partnerships Made:
Review of Deductive Arguments in Mathematical Logic. Mathematical Logic Propositional and predicate. Com­putational Mathematics. Deductive Logic Applied Mathematics. Axiomatization of Mathematical Logic First Order. Mathematical Methods and Applied Computing. Mathematical Logic Inference Dedutiva. Syllogistic.

Responsible/CoordinatorResearcher:
Carlos Magno Corrêa Dias.

Campus:
Curitiba.



In “Catálogo de inovação (Innovation catalog) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná”. Curitiba: Ed. UTFPR, 2011. ISSN impresso 2178-4000. ISSN CD ROM 2237-4000. Catálogo de Inovação - UTFPR.

Carlos Magno Corrêa Dias
09/09/2015