29 de abr. de 2016

A Natural e Brutal Estupidez Humana Não Tem Limites.

   
Em 22 de abril de 1915, durante a primeira Guerra Mundial, em Ypres, na Bélgica, pela primeira vez, o gás cloro foi usado como instrumento de guerra. Nascia naquela data fatídica o uso de armas químicas em seres humanos.

Em geral, armas químicas são substâncias químicas que possuem efeitos tóxicos cujos efeitos destrutivos não se devem a força de explosões, perfurações com tiros ou explosivos, mas estão baseadas na força da toxicidade de substâncias que as constituem as quais podem ferir ou matar o combatente, ou mesmos causar danos ao meio ambiente que posteriormente continuarão a produzir reações no organismo humano e de outros animais que acabam, em tempo futuro, muito depois, levando à morte.

A despeito da desumanidade do uso de armas químicas na guerra apenas em 29 de abril de 1997 entrou em vigor a "Chemical Weapons Convention" (Convenção das Armas Químicas) e o dia 29 de abril passou, então, a ser considerado o DIA EM MEMÓRIA DE TODAS AS VÍTIMAS DE ARMAS QUÍMICAS.

Todavia, por mais absurdo que possa parecer, o ser humano diante de sua natural e brutal ESTUPIDEZ vem promovendo atualmente o reaparecimento das armas químicas como instrumento de guerra.

Assim, é imediato traçar estratégias para combater semelhante possibilidade e eliminar de vez a ameaça das armas químicas usadas para infligir sofrimento às suas vítimas ou para assassiná-las.

Neste 29 de abril de 2016 a ONU é chamada a traçar um novo curso para um mundo sem armas químicas.

Carlos Magno Corrêa Dias
29/04/2016