28 de abr. de 2016

O Dia Não Existente Atenuando Constrangimento.

  
Supostamente, no dia 28 de abril, seria celebrado o “Dia Mundial da Educação”. Todavia, semelhante data não foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Em vários países, entretanto, neste dia 28 de abril, é comemorado o aniversário do importante Fórum Mundial de Educação de Dakar, ocorrido no Senegal, em 2000, no qual foram estabelecidas 6 (seis) metas globais para se atingir EDUCAÇÃO de qualidade como a base para a construção de uma NAÇÃO evoluída e justa na qual cada Cidadão tivesse uma vida digna e pudesse exercer a Cidadania de forma plena cumprindo seus deveres e exigindo seus direitos.

As seis metas ou objetivos foram os seguintes:

Objetivo 1 - Educação e cuidados na primeira infância: expandir e melhorar o cuidado e a educação da criança pequena, especialmente para as crianças mais vulneráveis e em maior desvantagem.

Objetivo 2 - Educação primária universal: assegurar que todas as crianças, com ênfase especial nas meninas e crianças em circunstâncias difíceis, tenham acesso à educação primária, obrigatória, gratuita e de boa qualidade até o ano 2015.

Objetivo 3 - Habilidades para jovens e adultos: assegurar que as necessidades de aprendizagem de todos os jovens e adultos sejam atendidas pelo acesso equitativo à aprendizagem apropriada, a habilidades para a vida e a programas de formação para a cidadania.

Objetivo 4 - Alfabetização de adultos: alcançar uma melhoria de 50% nos níveis de alfabetização de adultos até 2015, especialmente para as mulheres, e acesso equitativo à educação básica e continuada para todos os adultos.

Objetivo 5 - Paridade e igualdade de gênero: eliminar disparidades de gênero na educação primária e secundária até 2005 e alcançar a igualdade de gênero na educação até 2015, com enfoque na garantia ao acesso e o desempenho pleno e equitativo de meninas na educação básica de boa qualidade.

Objetivo 6 - Qualidade da educação: melhorar todos os aspectos da qualidade da educação e assegurar excelência para todos, de forma a garantir a todos resultados reconhecidos e mensuráveis, especialmente na alfabetização, matemática e habilidades essenciais à vida.

Ainda bem que não existe semelhante data a festejar, pois, se existisse, nas Terras Nacionais passaríamos o constrangimento e a vergonha de não nos obrigarmos a quaisquer comemorações.

Carlos Magno Corrêa Dias
28/04/2016