15 de mai. de 2016

Pesquisa Gerando Conhecimento para o Bem Estar dos Humanos.


Já existe equipamento que permite às pessoas que usam cadeiras de rodas voltarem a ficar em pé e até mesmo locomoverem-se mantendo a postura ereta.

Um exemplo de semelhante inovação pode ser verificado no endereço: https://www.youtube.com/watch?v=_gb5poTdUMg. A partir deste desenvolvimento os caminhos vão se abrindo de forma a ser possível a afirmação:“cadeira de rodas nunca mais”.

Muitas são as possibilidades e opções dependendo da natureza do problema que se objetive resolver. Em particular, iniciamos em nossa “aldeia” estudos para a geração de dispositivo que visa a geração de “meio de locomoção” tipo “cadeiras de rodas expansíveis” (ajustáveis) associadas a critérios mecatrônicou e ergonométricos voltado (exclusivamente) para crianças.

O trabalho em referência objetiva o desenvolvimento de estudos para engendrar dispositivos ergonométricos e mecatrônicos de locomoção pessoal que vão se ajustando automaticamente com o crescimento da criança e que possam ser colocados (segundo a ergonometria) na posição vertical (no padrão de exoesqueletos) para que a criança (com necessidades especiais) possa se movimentar (deslocar) e realizar parte de suas atividades com maior comodidade.
Seguindo um conceito mais amplo de Tecnologias Assistivas é pensado, também, incrementar o projeto com tecnologias avançadas baseando-se na concepção de Sistemas Cyber Físicos (Cyber-Physical System-CPS) a qual exige a adoção de recursos computacionais colaborativos (embarcados) atualizados associados com conceitos de Indústria 4.0, bem como com necessário conhecimento para efetivar o controle de elementos físicos (no caso particular, “cadeiras de rodas ajustáveis” com sensores bio-eletrônicos e exclusivamente voltados para crianças em fase de crescimento).

Ciência e Tecnologia para o desenvolvimento e para a melhoria de vida das pessoas. Este é o caminho.

Carlos Magno Corrêa Dias
15/05/2016