24 de jun. de 2016

Nas Terras das Araucárias o Pardo é Transformado em Azul.

   
Há cerca de 200 milhões de anos, durante o Jurássico, surgiu a Araucária. Hoje, 24 de junho, celebramos o Dia Nacional da Araucária (o Pinheiro-do-Paraná, Araucaria angustifólia), Árvore Símbolo do Paraná.

Em guarani as Araucárias são chamadas de “curi’i” (ou ‘coré’) que significa “pinheiro do paraná” ou “pinhão”. Em tupi, “coré” é entendido como “pinheiro, pinhão” e “etuba” é um sufixo que indica “ajuntamento”. Logo, Curitiba seria "ajuntamento de pinheiros", ou "pinheiral", ou “terra de muito pinhão”. O nome da Capital Paranaense, Curitiba, é, então, derivado de “Curi’i tyba” que significa “lugar de muito pinhão”.

Reza uma lenda que no local onde cresce e frutifica uma Araucária o “pardo” se transforma em “azul” da cor céu como prêmio divino pelo nascimento de magnífica Árvore.

Degustar o nosso pinhão é uma forma especial de comemorarmos nossa Árvore Símbolo; além de ser um privilégio para poucos no mundo. Plantemos, entretanto, nossa Árvore Símbolo para que semelhante maravilha nunca deixe de existir.

Conheçamos e comemoremos nossos símbolos, pois distinguida e soberana é, também, a Nação que permite festejar seus símbolos.

Carlos Magno Corrêa Dias
24/06/2016