5 de jul. de 2016

Com PAZ e BEM a Vida é Celebrada.

          
Seguindo Dante Alighieri (1265-1321) ao afirmar que Giovanni di Pietro di Bernardone (1182-1226), o São Francisco de Assis, foi uma "luz que brilhou sobre o mundo", celebramos neste 5 de julho de 2016, mais uma vez, aquele que soube afirmar sem hesitar a bondade e a maravilha da criação, que se dedicou sem medir esforços aos mais pobres dos pobres e que amou todas as criaturas chamando-as de irmãos.

Pelo seu apreço à natureza Giovanni di Pietro di Bernardone é considerado o patrono dos animais e do meio ambiente. Mas, para muito além dos dogmas, Francisco de Assis ensinou, de forma efetiva e inteligível, como dialogar com o mundo, aparentemente, sempre hostil e mudo para o homem comum, ao proclamar responsivamente: “Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível”.

Que o HINO DA PAZ sempre ecoe para que possamos nos saudar com PAZ e BEM a Vida:

“Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor;
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
Onde houver discórdia, que eu leve a união;
Onde houver dúvida, que eu leve a fé;
Onde houver erro, que eu leve a verdade;
Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
Onde houver trevas, que eu leve a luz.

Ó Mestre, Fazei que eu procure mais
Consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois é dando que se recebe,
é perdoando que se é perdoado,
e é morrendo que se vive para a vida eterna”.

Carlos Magno Corrêa Dias
05/07/2016