13 de jul. de 2016

Educação de QUALIDADE para TODOS é a Regra a Cumprir.

   
Com autorização da UNESCO, desde 2002, são publicados os RELATÓRIOS DE MONITORAMENTO GLOBAL DE EDUCAÇÃO PARA TODOS (RMG-EPT) os quais desempenharam papel importante para oferecer avaliações e análises sobre o desenvolvimento da Educação no mundo e apresentar recomendações associadas para todos de forma independente.

Em 2015, foi lançada a décima segunda edição dos RMG-EPT que se encontra disponibilizada no endereço: http://unesdoc.unesco.org/images/0023/002325/232565por.pdf.

O RELATÓRIO DE MONITORAMENTO GLOBAL DE EDUCAÇÃO PARA TODOS 2015 constitui documento necessário na avaliação do cumprimento da Agenda Global sobre Educação estabelecida no Fórum Mundial de Educação de Dakar de 2000 e dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) associados com a Educação. No Relatório é apresentada uma análise se o mundo alcançou os correspondentes objetivos e se as partes envolvidas cumpriram seus compromissos acordados. O documento apresenta, também, considerações relacionadas que podem subsidiar trabalhos para o alcance dos ODS que tratam da Educação e com a Agenda Global de Educação Pós-2015.

Segundo o décimo segundo RELATÓRIO DE MONITORAMENTO GLOBAL DE EDUCAÇÃO PARA TODOS existem cerca de 781 milhões de analfabetos no mundo e mais de 58 milhões de crianças que ainda, em plena Era da Informação, se encontram fora da Escola Primária.

É estimado que 75% do total de analfabetos do mundo estão concentrados na Índia, China, Paquistão, Bangladesh, Nigéria, Etiópia, Egito, Brasil, Indonésia e a República Democrática do Congo. Nesta lista a Índia é o país com maior número de analfabetos do mundo e as mulheres representam cerca de dois terços de todos os analfabetos adultos do mundo.

A despeito de semelhante absurdo, em mundo civilizado, a Educação é reconhecida como um DIREITO HUMANO FUNDAMENTAL e ESSENCIAL para o exercício de todos os direitos do homem. Assim, não é admissível que uma única pessoa possa viver sem Educação para dirigir sua vida com saúde e dignidade.

Educação e Educação de QUALIDADE para TODOS. Está é a regra a cumprir.

Cabe ressaltar que apenas no Brasil existem cerca de treze milhões de analfabetos.

    
CMCD - 2016
   
Atualmente, na Agenda-2030, dentre os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), o Objetivo 4 trata especificamente da Educação e preconiza: “assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”.

Para reflexão e sugestões de como alcançar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 a ONU BRASIL disponibiliza no endereço https://www.youtube.com/watch?v=vPgYIuVPtqI&feature=youtu.be&list=PLUZOt6bFc2fhs9d5U0GxSZxC9TxKvnP6E conjunto de vídeos associados.

Que consigamos possibilitar Educação Inclusiva e de Qualidade para TODOS, promovendo oportunidade de aprendizado equitativa e de qualidade ao longo da vida das pessoas.

Carlos Magno Corrêa Dias
13/07/2016