7 de jul. de 2016

Não Haveria como Inventar um Brasil como o Brasil.


O Brasil foi considerado recentemente o terceiro país mais ignorante do mundo. O Brasil tem o segundo pior nível mundial de aprendizado de suas crianças.

No Brasil parcelas significativas dos cidadãos continuam a morrer de fome. No Brasil são elevados os percentuais da população que vem a falecer nos corredores de hospitais públicos sem qualquer atendimento.

No Brasil existem hoje cerca de doze milhões de desempregados. O Brasil está classificado nas últimas posições dos rankings sobre Inovação. O Brasil não conhece a quarta Revolução Industrial, não chegou ainda à terceira Revolução Industrial e vive seu subdesenvolvimento entre a segunda e a primeira Revolução Industrial.

No Brasil a corrupção passou a ser banalizada e na maioria das vezes sequer é percebida. O Brasil é roubado diariamente pela miséria, pela indigência e pela falta de resiliência. No Brasil é estimada a existência de treze milhões de analfabetos, ocupando a oitava posição como o país com mais adultos analfabetos do mundo. O Brasil é o quarto país com mais mortes no trânsito na América Latina.

No Brasil é comprovado que mais de cinquenta por cento dos seus universitários são analfabetos funcionais. O Brasil se esforça continuamente para ficar nas últimas posições em quaisquer classificações sobre Educação.

O Brasil não sabe o que significa Educação. No Brasil não se gera Conhecimento Útil para o seu desenvolvimento e para a melhoria de vida dos seus cidadãos. No Brasil não há o giro da Tríplice Hélice do Conhecimento-Inovação para o desenvolvimento e progresso da Nação.

Mas, o mesmo Brasil é classificado como TOP DEZ em Economia tendo o nono maior PIB do mundo. Diversos Estudantes do Ensino Médio e do Fundamental do Brasil ganham prêmios internacionais em importantes campeonatos sobre Matemática, Biologia, Física, Química, Robótica, dentre outras áreas, todos os anos.

No mesmo Brasil tem-se expressiva produção de artigos científicos. O Brasil é um dos maiores exportadores de alimentos para o mundo chegando a ser reconhecido (novamente) como o “celeiro do mundo”. O Brasil se transforma no principal produtor/exportador agrícola do planeta, possuindo excelência no campo da produção agrícola. O Brasil lidera e liderou seguidas vezes o ranking IFF (Índice de Felicidade Futura).

O Brasil liderou seguidas vezes o ranking que mede o progresso de países em desenvolvimento na luta contra a pobreza. O Brasil foi destaque no alcance dos ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio) e segue fortemente trabalhando para o alcance dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).

O Brasil é destaque mundial no estudo com células-tronco adultas para tratamento de doenças do coração. O Brasil é destaque em estudos inéditos de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP). O Brasil é o país que mais desenvolve o consumo de entretenimento e interações com as mídias digitais do mundo. O Brasil é referência no crescimento “verde” de acordo com o Banco Mundial. O Brasil lidera investimentos em TI na América Latina. O Brasil lidera desenvolvimentos na produção de energia renovável na América do Sul.

Nem a mente mais imaginativa, nem na perspectiva mais ousada, poder-se-ia inventar um país como o Brasil, mas este Brasil existe.


Então, a despeito das dificuldades do Brasil, dos problemas enfrentados pelo Brasil, um BRASIL SEMPRE MELHOR PARA OS BRASILEIROS é SOLICITADO edificar. Vamos construir o Brasil Soberano que almejamos unindo nossas forças e expertises.

Carlos Magno Corrêa Dias
07/07/2016