23 de ago. de 2016

Seguindo os caminhos que levam à sustentabilidade.


No último dia 11 de agosto de 2016 foi aprovado pelo Senado Federal do Brasil projeto que valida a adesão do Brasil ao Acordo de Paris sob a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), o qual foi concluído em dezembro de 2015 na Conferência do Clima de Paris (COP-21). Assim, o Brasil passa a ser um dos primeiros países a confirmar a participação no Acordo de Paris.

A Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC, na sigla em inglês) tem o objetivo de perspectivar ações que venham estabilizar as concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera em um nível que impeça uma interferência antrópica perigosa no sistema climático. O correspondente nível deverá ser alcançado em prazo adequado que possibilite aos ecossistemas adaptarem-se naturalmente à mudança do clima para garantir que a produção de alimentos não seja ameaçada e se consiga ao mesmo tempo o exigido desenvolvimento econômico de forma sustentável.

Um vasto campo de estudos, pesquisas, negócios e parcerias é, então, perspectivado para associações entre Governo, Indústria e Universidade.

Devido às Equipes de Trabalho formadas desde o início das negociações foi possível, em consenso, contribuir de forma categórica e intensificada para que a correspondente adoção do Acordo se tornasse uma realidade em nosso país. É o nosso Brasil cooperando para um Mundo Sustentável.

Para conhecer o Acordo de Paris acessar: https://nacoesunidas.org/acordodeparis/.

Carlos Magno Corrêa Dias
23/08/2016