20 de out. de 2016

Passivos expectadores descobrem problemas com a Educação no Brasil.


De repente, quase estranhamente, clamores estridentes surgem, de todas as direções e por distintos grupos, evidenciando as péssimas condições da Educação no Brasil.

Acusações de todos os níveis são apresentadas e os culpados em potencial são listados.

Não nos esqueçamos, entretanto, que o quadro da Educação no Brasil foi construído, direta ou indiretamente, por todos e no transcorrer de décadas.

Estamos (e sempre estivemos), o Brasil, nas últimas posições nas principais classificações internacionais sobre Educação.

Em recente avaliação internacional o Brasil foi considerado o terceiro país mais ignorante do mundo.

O Brasil tem o segundo pior nível mundial de aprendizado de suas crianças.

Pesquisa demonstra que no Brasil mais de cinquenta por cento dos Universitários Brasileiros são analfabetos funcionais.

Em média, de cada quatro Brasileiros um é classificado como analfabeto (absoluto ou total).

Somos o oitavo país com o maior número de analfabetos do mundo.

Segundo parecer do PISA da OECD, em Leitura, os Jovens Brasileiros não são capazes de deduzir informações do texto na sua própria língua, não conseguem estabelecer relações entre as partes do texto e não conseguem compreender nuances da linguagem. Estudantes Brasileiros não conseguem interpretar adequadamente textos (em sua língua materna) que contenham mais de dois parágrafos.

Em Ciências, de acordo com o mesmo PISA, os Estudantes Brasileiros são capazes de aplicar o pouco que sabem apenas a limitadas situações de seu cotidiano e não conseguem apresentar explicações científicas mesmo que as mesmas estejam explícitas nas evidências. Assim, o Brasil atinge, com muita dificuldade, apenas o nível 1 em Ciências quando o nível 6 é estabelecido como o de alta performance pelo PISA.


CMCD - 2016

O PISA evidencia, também, que em Matemática a situação é mais séria ainda. 2 em cada 3 Estudantes Brasileiros estão abaixo da linha básica de proficiência em Matemática. Ou seja, dois terços dos Estudantes Brasileiros são capazes apenas de extrair informações relevantes de uma única fonte, não conseguem resolver problemas nos quais as quatro operações algébricas se apresentam ao mesmo tempo, não são capazes de interpretar problemas que exigem apenas deduções diretas da informação dada e não entendem percentuais, frações ou gráficos.

Existem sérios problemas na Educação do Brasil. Mas, sempre fomos chamados a resolver os correspondentes problemas.

Uma Nação soberana tem na EDUCAÇÃO de qualidade sua mais intensa força e seu melhor aliado. Trabalhemos as soluções dos problemas com a Educação no Brasil para garantirmos um futuro melhor para os nossos Jovens.

O Brasil é dos Brasileiros.

Carlos Magno Corrêa Dias
20/10/2016