29 de nov. de 2016

Registro e redução do impacto ambiental de emissões de gases é certificado.

       
Na última segunda-feira, dia 28 de novembro de 2016, a convite do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), por meio da Gerência de Meio Ambiente e Sustentabilidade da FIEP, participei da entrega do Selo Clima Paraná concedida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMA).

A certificação reconhece os esforços de Organizações que aderiram voluntariamente ao Registro Público de Emissões de Gases do Efeito Estufa ou implantaram estratégias para reduzir o impacto ambiental de suas emissões. A cerimônia foi realizada em Curitiba na Sede da FIEP.

Na configuração desta edição do selo foram distinguidas quatro categorias: Bronze, para aquelas empresas que estão iniciando o mapeamento de suas emissões; Prata, para empresas que declaram suas emissões de forma detalhada; Ouro, que exige que as declarações das emissões sejam auditadas por terceira parte independente, acreditada pelo INMETRO; e Ouro Plus, que exige a redução das emissões de gases, auditada por terceira parte independente e, também, acreditada pelo INMETRO.

O Registro Público Estadual de Emissões de Gases de Efeito Estufa foi criado pela Coordenadoria de Mudanças Climáticas da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná (SEMA-PR).

Empresas interessadas devem realizar o seu Inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE), preencher e enviar à SEMA-PR os formulários da Declaração de Emissões de forma voluntária. Aquelas organizações que tiverem a Declaração de Emissões validada receberão o Selo Clima Paraná.

Cumpre acrescentar que em conformidade com a Resolução SEMA 005/2016, de 07/04/2016, publicada no DOE em 13 de abril de 2016, que dispõe sobre o Registro Público Estadual de Emissões de Gases de Efeito Estufa no Estado do Paraná, a elaboração do Inventário é de responsabilidade da organização inventariante, sendo que o mesmo deverá ser elaborado de acordo com a norma ABNT NBR ISO 14064.

Carlos Magno Corrêa Dias
29/11/2016