16 de jan. de 2017

Manual de Oslo condiciona conceito de inovação.

     
Segundo enunciado pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento) a INOVAÇÃO constitui elemento fundamental para melhorar o posicionamento competitivo das empresas brasileiras e contribui para o aumento da eficiência na produção, geração de novos produtos e criação de empregos qualificados, tornando as empresas mais competitivas e gerando valor econômico e social para o país.

O BNDES adota o conceito de INOVAÇÃO do Manual de Oslo (3ª. Edição) e assim defende que “uma inovação é a implementação de um produto (bem ou serviço) novo ou significativamente melhorado, ou um processo, ou um novo método de marketing, ou um novo método organizacional nas práticas de negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas".

No período de 2010 a 2015 o BNDES desembolsou R$ 24,5 bilhões para a INOVAÇÃO, sendo que deste total RS 7,5 bilhões foram repassados para a FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) que constitui uma empresa pública brasileira de fomento à ciência, tecnologia e inovação em empresas, universidades, institutos tecnológicos e outras instituições públicas ou privadas.

Carlos Magno Corrêa Dias
16/01/2017