10 de mar. de 2017

A TECNOLÓGICA figura novamente entre as melhores IES do Brasil.

    
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), do MEC (Ministério da Educação), divulgou dias trás os Indicadores de Qualidade da Educação Superior 2015 do Brasil.

Mais uma vez a nossa TECNOLÓGICA é classificada como uma das melhores IES (Instituições de Ensino Superior) do Brasil. Nossos Cursos avaliados obtiveram conceito 4 ou 5 (este último o conceito máximo). O Curso de Tecnologia em Design Gráfico do Câmpus Curitiba e o Curso de Administração do Câmpus Curitiba obtiveram conceito 5. Já os Cursos de Tecnologia em Design de Moda de Apucarana, de Ciências Contábeis de Pato Branco, de Administração de Pato Branco e de Design de Curitiba obtiveram conceito 4.

Três são os Indicadores de Qualidade da Educação Superior: Conceito ENADE, Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). Em 2015, foram avaliados os Cursos de Bacharelados nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e áreas afins e os Eixos Tecnológicos em Gestão e Negócios, Apoio Escolar, Hospitalidade e Lazer, Produção Cultural e Design.

O Conceito ENADE (CE) é um indicador de qualidade calculado a partir dos desempenhos dos estudantes concluintes dos Cursos de Graduação no ENADE. O indicador é resultante da média ponderada da nota padronizada dos concluintes na prova de Formação Geral e na de Conhecimento Específico.

O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um indicador de qualidade que agrega diferentes variáveis: o Conceito ENADE, titulação e regime de trabalho do corpo docente, percepções dos estudantes sobre a organização didático-pedagógica, infraestrutura e as oportunidades de ampliação da formação acadêmica e profissional.

O Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) é calculado por IES e considera a média dos CPC dos cursos avaliados da instituição, no triênio de referência, ponderada pelo número de matrículas, além da média dos conceitos da avaliação trienal da CAPES dos programas de pós-graduação stricto sensu, ponderada pelo número de matrículas.

O IGC da nossa jovem TECNOLÓGICA é 4,0. Com pouco mais de onze anos de existência como Universidade (nos transformamos em IES em 10/07/2005) já estamos nos consolidando como uma das melhores Universidades do país. Parabéns para as nossas Equipes que constroem a TECNOLÓGICA cada vez melhor.

Carlos Magno Corrêa Dias
10/03/2017