29 de abr. de 2017

III SETECIEI chama simbiose entre Ciências e Tecnologias.

             
O mundo desenvolvido já viveu três Revoluções Industriais e hoje desenvolve a quarta Revolução Industrial na qual a fusão de tecnologias e a combinação da INTERNET dos Objetos com os Metadados torna indistinguíveis as linhas delimitadoras entre as esferas físicas e digitais. O mundo vive uma nova realidade.

Chamar a atenção para a necessidade de se inserir o Brasil urgentemente na RI 4.0 (Indústria 4.0 ou quarta Revolução Industrial) é, então, problema que solicita soluções imediatas. O Brasil não pode chegar atrasado na RI 4.0 e correr o risco de não ser capaz de contribuir para os desenvolvimentos científicos e tecnológicos que se avolumam e se intensificam com velocidade cada vez mais crescente.

Cumprindo-se os propósitos inicialmente definidos dos Seminários de Tecnologias e Ciências para Engenharia e Indústria de pensar aproximações entre Indústria e Universidade, entre as Tecnologias e as Ciências, na era da Quarta Revolução Industrial e de comunicar à Comunidade os estudos mantidos nas Linhas de Pesquisa do Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Tecnológico e Científico em Engenharia e na Indústria (GPDTCEI) e do Grupo de Pesquisa em Lógica e Filosofia da Ciência (GPLFC), ambos sob minha coordenação e liderança, os quais, em associação, avaliam, também, o problema do distanciamento entre Ciências e Tecnologias e da falta de aproximação estrita entre a Universidade e o meio Industrial, propus e coordenei o III SETECIEI (Seminário de Tecnologias e Ciências para Engenharia e Indústria), com o tema SIMBIOSE ENTRE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS NA QUARTA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, o qual foi desenvolvido, de 20/02/2017 a 22/02/2017, no Câmpus Curitiba da TECNOLÓGOCA (Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR).



DIAS, C. M. C. - 2017

Durante o III SETECIEI foram apresentadas as seguintes palestras: História consisa das quatro revoluções industriais; Indústria inteligente exige computação cognitiva; Perspectivas sustentáveis para a geração de alimentos; e, Simbiose entre ciências e tecnologias na quarta revolução industrial.

As palestras em referência chamaram simbiose e necessárias relações de convergências exigidas entre as Ciências e as Tecnologias para o pleno desenvolvimento da Quarta Revolução Industrial.

Carlos Magno Corrêa Dias
25/04/2017