2 de abr. de 2017

Livro infantil preparando os futuros cidadãos do mundo.


Em 2 de abril celebramos o DIA INTERNACIONAL DO LIVRO INFANTIL.

A data foi escolhida em homenagem ao dinamarquês Hans Christian Andersen (1805 - 1875) o qual foi autor de peças de teatro, canções patrióticas, e, principalmente, contos de fadas e histórias infantis pelas quais ficou mundialmente conhecido. Dentre suas histórias infantis mais conhecidas destacam-se: “O Patinho Feio”, “O Soldadinho de Chumbo”, “A Pequena Sereia”.

Desenvolver o imaginário, promover e facilitar o aprendizado, apreender valores morais e éticos, dar sentido aos fatos e possibilitar às crianças a reflexão desde cedo são algumas das pretensões da Literatura Infantil.

A LEITURA e a ESCRITA são fundamentais para o desenvolvimento das “capacidades” do ser humano. A LEITURA, em especial, além de outros preceitos, invariavelmente, possibilita o acesso ao conhecimento e ao legado cultural da humanidade.
Em particular o Livro Infantil constitui instrumento essencial na formação das crianças sendo agente motivador e, principalmente, meio pelo qual a criatividade é favorecida. 

Que pela via do Livro Infantil os futuros cidadãos do mundo possam sempre experimentar o PODER da LEITURA para TRANSFORMAR.

Que pela via do Livro Infantil nossos Jovens possam ampliar suas perspectivas, vislumbrar novos horizontes, distinguir distintas possibilidades e pensar necessárias extensões.

Carlos Magno Corrêa Dias
02/04/2017