4 de jun. de 2017

Assessoria de RSC promovendo resiliência e garantindo compliance.

          
Na sociedade organizada atual é notória a adoção por parte das organizações de um conjunto cada vez maior de iniciativas associadas com preocupações sociais, posicionamentos corporativos e com cuidados que se devem ter com o estrito cumprimento de normas, certificações, leis, para atender adequadamente o cidadão.

Assim, tem crescido o número de entidades supra-organizacionais que se prestam à implementação de políticas de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) nas organizações e que se transformam em organismos imprescindíveis na transmissão de boas práticas, na preservação da imagem das organizações e na melhoria da coordenação entre as ações institucionais e o melhor desempenho da gestão com o objetivo de atingir maior eficiência. Tais organismos remetem às Assessorias de RSC.

Atualmente a RSC pode integrar o nível estratégico das organizações que buscam ampliação de seus horizontes de atuação e visualizam a globalização plena avançando para além da simples observância de procedimentos obrigatórios por lei a que as mesmas organizações estão obrigadas. A RSC passa a constituir uma parte integrante das estratégias centrais destas organizações. A RSC transformou-se, também, em postura (diferencial) a ser adotada por aquelas organizações (sejam públicas ou privadas) que pretendam compliance e resiliência de suas ações junto à Sociedade que pretende servir.

Um dos entendimentos atuais sobre a implantação da RSC nas organizações (principalmente nas Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa) é que sua importância se dá não apenas por possibilitar à Sociedade o claro entendimento sobre aquilo que a organização oferta para ela como, também, que influência a organização exercerá sobre a Sociedade futuramente, determinando a forma com que a mesma Sociedade tomará suas decisões a partir das relações mantidas com a organização que lhe prestou correspondente serviço.

De outro lado, porém, a constatação da insustentabilidade no modelo global de desenvolvimento vigente (em suas distintas dimensões) vem gerando uma crescente demanda por um modelo de crescimento que seja socialmente justo, ecologicamente equilibrado e economicamente viável. Uma Assessoria de RSC, então, é pensada sempre para se possibilitar um correspondente modelo e para prevenir quaisquer danos para uma Sociedade em crise como a nossa.

Na era da globalização e da chamada sociedade da informação e da comunicação, a conduta das Organizações pode, como o sabemos e em muitas vezes já verificamos, ser facilmente monitorada por qualquer indivíduo da Sociedade. Assim os líderes das organizações são chamados ao melhor entendimento da dinâmica do ambiente da operação global no sentido de gerir os riscos associados ao novo mundo de forma efetiva para evitar situações que venham denegrir a imagem das organizações. Neste sentido, as Assessorias de RSC são, também, imprescindíveis.

Não é de se deixar de considerar que no mundo atual inúmeros são os agentes que se prontificam, também, a denunciar e submeter as organizações à avaliação social em caso de desvios quanto a um comportamento ético e responsável. À Assessoria de RSC caberia, então, orientações no campo da compliance, pois não é o bastante para as organizações seguir as leis impostas sendo necessário demonstrar para as partes envolvidas que a organização segue as leis, cumpre preceitos éticos e morais, combate a corrupção, sendo extremamente preocupada com a qualidade, a sustentabilidade, a civilidade, a cidadania, a dignidade, dentre outros preceitos e valores.

Uma Assessoria de RSC permite contribuir para que a gestão possa contabilizar e balancear inúmeras condições, perspectivas e variáveis para maior segurança da organização num mundo que impõe aos gestores a desafiadora posição de definir direções claras em um ambiente cada vez mais complexo. mas, certamente, a principal função de assessoria de RSC é contribuir para a preservação da imagem da organização, promovendo resiliência e garantindo compliance.

Carlos Magno Corrêa Dias
04/06/2017