21 de jul. de 2017

Brasil brilha na IYPT 2017.

             
E os Jovens Estudantes Brasileiros continuam brilhando e arrasando internacionalmente. No IYPT 2017 (International Young Physicists' Tournament), Torneio Internacional de Jovens Físicos, também conhecido como a "Copa do Mundo de Física", o Brasil conquistou a Medalha de Prata mostrando para o mundo sua potência, qualidade e expertise, também, no Ensino e Estudo da Física.

Disputando com Jovens de 30 (trinta) países, em Singapura, entre os dias 5 e 12 de julho de 2017, os Brasileiros conquistaram marca histórica na competição ao obterem a Medalha de Prata e o oitavo lugar geral. Somos TOP DEZ no IYPT uma das mais importantes competições em Física do planeta.

O IYPT é uma competição científica internacional destinada para Estudantes do Ensino Médio na qual equipes do mundo todo disputam entre si. Os participantes apresentam suas soluções para problemas científicos que prepararam ao longo de vários meses e depois discutem suas soluções com outras equipes.

O Comitê Organizador Internacional do IYPT define previamente conjunto de problemas que são submetidos às equipes competidoras. Os problemas envolvem distintos campos da Física podendo ser interdisciplinares. A solução dos problemas exige meses de preparação e pesquisa e, em muitas das vezes, são consideradas diferentes alternativas de resoluções conforme a expertise da equipe proponente.

O diferencial da competição, que a deixa mais difícil de outras, é que ao invés de provas tradicionais específicas são realizadas as sessões denominados os Physics Fights (PFs) os quais são divididos em rodadas onde as equipes se revezam entre os diferentes papéis tais como: Equipe Relatora, Equipe Oponente, Equipe Avaliadora e Equipe Observadora. Cada rodada tem duração aproximada de 50 minutos.

Mais uma vez o BRASIL faz história com a qualidade do estudo de nossos Jovens Estudantes. Parabéns para os nossos Campeões. Sempre Sucesso.

Carlos Magno Corrêa Dias
21/07/2017