20 de jul. de 2017

Celebrando o mais formidável dentre os Aeronautas.

              
O primeiro homem a cumprir um circuito pré-estabelecido conduzindo um balão dirigível (um aeróstato, ou aeronave mais leve que o ar) com motor a gasolina na presença de testemunhas e a ter o devido reconhecimento pelo feito pela Fédération Aéronautique Internationale (FAI) foi o Brasileiro Alberto Santos Dumont (1873-1932).

Lá em 4 de novembro de 1901, Dumont conquistou o Prêmio Deutsch ao contornar a Torre Eiffel com o seu dirigível Número 6, passando a ser notabilizado e a fazer parte da história.

O Prêmio Deutsch (ou Prova Deutsch), criado em 24 de maio de 1900, foi instituído para destacar aquele que realmente tivesse condições de fazer um balão dirigível sair de Saint-Cloud, dar a volta na Torre Eiffel e retornar a Saint-Cloud em um tempo igual ou inferior 30 minutos. O Prêmio Deutsch objetivava, efetivamente, premiar o AERONAUTA que construísse a primeira AERONAVE DIRIGÍVEL PRÁTICA. O valor do prêmio foi de 100.000 francos (20.000 dólares) e foi criado pelo então milionário francês Henri Deutsch de la Meurthe (1846-1919).

Saliente-se que Dumont já no dia 19 do mês anterior havia contornado a Torre Eiffel no dirigível N-6, tendo cumprido, sob as vistas de uma comissão do Aéro-Club de France designada especialmente para supervisionar a prova, um trajeto pré-estabelecido de 11 quilômetros em meia hora.

Assim, Alberto Santos Dumont é o inventor da primeira AERONAVE DIRIGÍVEL PRÁTICA. Quaisquer outras considerações, tais como se Dumont é ou não o inventor do “avião” ou se foi ele o responsável pelo primeiro voo em um “avião”, isto pouco importa. O feito vitorioso de 1901 o coloca como um dos maiores inventores da história. Depois da fantástica façanha de Dumont de 1901 a história deu conta de ser completada naturalmente com suas necessárias consequências.

Em 20 de julho, dia em que nasceu Albert Santos Dumont, celebramos em nossa lembrança, com júbilo e admiração, o grande AERONAUTA Brasileiro Albert Santos Dumont.

Carlos Magno Corrêa Dias
20/07/2017