3 de set. de 2017

“A Educação é uma viagem” e assim deve promover uma visão ampla do mundo.

           
No último dia 15 de agosto de 2017, tive a grata satisfação de participar da jornada “A Educação e uma visão ampla de mundo” a qual foi apresentada por António Manuel Seixas Sampaio da Nóvoa, Reitor Honorário da Universidade de Lisboa.

O evento aconteceu no Câmpus da Indústria, do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema FIEP), durante a Reunião Inter-Núcleos do nosso Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), Conselho Temático do Sistema FIEP.

O palestrante, convidado pelo nosso CPCE, defendeu novos modelos educacionais ressaltando que “a Educação é condição necessária para o desenvolvimento, mas não promove por si só este movimento”.

No entendimento do palestrante “a Educação é uma viagem” e como tal deve promover uma visão ampla de mundo, sendo que para tanto deve ser revista. Para o Professor é urgente transformar os modelos vigentes.

“Precisamos construir um currículo da inteligência do mundo, em paz com os outros e com a Terra. É necessário, também, construir novos ambientes escolares favoráveis à aprendizagem colaborativa”.

A nossa Equipe de Projetos Educando na Sustentabilidade do CPCE fez a indicação do palestrante para a jornada “A Educação e uma visão ampla de mundo” por entender, também, a necessidade urgente de se instaurar transformações profundas na Educação em nossa Nação.

Um novo mundo se apresenta com a Indústria 4.0 e a Equipe de Projetos Educando na Sustentabilidade do Núcleo de Instituições de Ensino Superior juntamente com as demais Equipes de Projetos e Núcleos do CPCE iniciam trabalhos para as adequações às quais estamos sendo chamados.

Carlos Magno Corrêa Dias
03/09/2017