12 de set. de 2017

Conselho das Mil Cabeças segue pensando o Brasil 2022.

          
Com o tema “Emprego e desenvolvimento rumo ao Brasil 2022”, foi realizada, pela CNTU (Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários, na Capital Paulista, no Auditório da SEESP, localizado na Rua Genebra, número 25, no Bela Vista, a XI Jornada Brasil Inteligente.

O evento, contando com a presença de dirigentes e lideranças da CNTU, com a participação dos membros do seu Conselho Consultivo (Conselho das Mil Cabeças) além de parceiros e convidados, objetivou debater um Brasil com promoção de desenvolvimento, qualidade de vida para os cidadãos e acesso universal aos serviços essenciais e ao conhecimento.

No início da XI Jornada Brasil Inteligente foram apresentadas palestras pelos convidados as quais foram seguidas de debates, em mesa redonda, sobre o tema “Emprego e desenvolvimento rumo ao Brasil 2022”. Na sequência, foi desenvolvida a XI Plenária do Conselho Consultivo da CNTU quando novos Conselheiros Consultivos tomaram posse, depoimentos sobre emprego e desenvolvimento foram apresentados e debate foi realizado, resultando na aprovação (por unanimidade) da “Carta da XI Jornada Brasil Inteligente” a qual reuniu dez pontos contendo as contribuições e encaminhamentos da XI Jornada Brasil Inteligente. A XI Jornada Brasil Inteligente foi encerrada com uma apresentação cultural.

Na abertura da XI Plenária do Conselho Consultivo foi observado que a CNTU instituiu o Conselho Consultivo para se aproximar da sociedade e dialogar com todos os setores para incorporar demandas e soluções. Salientou-se, também, que cada um dos Conselheiros do Conselho das Mil Cabeças tem uma enorme contribuição para o País e que a CNTU objetiva potencializar o produto desse conhecimento dentro do projeto Brasil 2022 criando “uma grande onda nos próximos cinco anos rumo ao novo momento de nosso desenvolvimento e história”.

Durante o evento foram apresentadas, pelos Conselheiros, propostas e anunciadas ações para o Brasil superar a crise atual destacando-se sugestões tais como a de se incorporar à agenda da CNTU os 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e o compromisso com a Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas). Foi posto em consideração, também, o fato da Quarta Revolução Industrial estar impactando a criação de novos empregos e que o Governo necessita estar preparado para o correspondente desenvolvimento.

Observou-se, também, a necessidade de se construir no Brasil projeto nacional democrático, soberano e socialmente inclusivo; que todos tenham direito à cidade; que o sistema educacional brasileiro excludente seja revisto; alertando-se sobre a necessidade do Brasil seguir rumos em defesa das liberdades públicas e superar as atuais dificuldades que enfrenta.

Defendeu-se a queda de juros, uma política cambial, a retomada de investimentos públicos, o estímulo a economia, a prioridade à saúde e à educação, bem como a reforma tributária.

Foi informado aos presentes que segue em desenvolvimento o Projeto de Gestão do Conhecimento o qual resultará na criação de um Portal que objetivará reunir textos e contribuições relacionados com os direitos humanos, a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), o direito à cidade, ao trabalho e à renda básica de cidadania.

Os presentes foram comunicados sobre a proposta de realização de Audiência Pública na Assembleia Legislativa de São Paulo com o mesmo tema da XI Jornada Brasil Inteligente, qual seja: “Emprego e desenvolvimento rumo ao Brasil 2022”.

Durante as apresentações foi defendida a contratação nacional em licitações públicas como para a exploração do petróleo e gás; questionou-se a reforma trabalhista transformada em lei recentemente; chamou-se a elaboração de trabalhos que garanta fornecer à sociedade informações sobre o que significam efetivamente as recentes mudanças aprovadas no Congresso Nacional.

A XI Jornada Brasil Inteligente foi mais um rico encontro de debates e proposições com dirigentes e lideranças de diversas regiões da Nação, amigos e parceiros visando manifestar angústias e esperanças sobre o desenvolvimento de nossa Nação. Conforme programado, e anteriormente observado, ao final dos trabalhos foi aprovada a “Carta da XI Jornada Brasil Inteligente” a qual apresenta uma síntese das propostas e encaminhamentos relacionados com o tema “Emprego e desenvolvimento rumo ao Brasil 2022” da XI Jornada Brasil Inteligente.

A “Carta da XI Jornada Brasil Inteligente” sintetizou o modelo de desenvolvimento sugerido durante a XI Jornada Brasil Inteligente para promover e garantir as necessárias condições dignas de vida e de trabalho a todos os brasileiros para termos um Brasil verdadeiramente desenvolvido e soberano.

A CNTU criou o projeto “Brasil 2022: O País que Queremos” objetivando iniciar a preparação articulada e ampla das comemorações do Bicentenário da Independência e dos 100 anos da Semana de Arte Moderna, que acontecerão em 2022. A XI Jornada Brasil Inteligente foi mais um dos esforços para manter, ampliar e fortalecer o projeto Brasil 2022 que segue firme em seu propósito.

Pretendendo unir os brasileiros para encontrar soluções positivas e efetivas para a Nação Brasileira a XI Jornada Brasil Inteligente contribuiu para pensar possibilidades de como promover o trabalho decente e qualificado, a inovação no processo produtivo e a inclusão dos brasileiros na distribuição das oportunidades e riquezas para se atingir maior produtividade e desenvolvimento.

Cumpre observar que além das onze Jornadas Brasil Inteligente já realizadas a CNTU promoveu, também, 3 Encontros Nacionais nos quais foram debatidos temas como Educação, Ciência e Tecnologia, Mobilidade Urbana, Qualidade na Saúde, dentre outros, voltados para a promoção de um Brasil Melhor. Durante este processo a CNTU formou o Conselho Consultivo que atualmente conta com a participação de mais de mil lideranças das mais amplas áreas do conhecimento, constituindo uma forte rede que pensa o Brasil 2022.

Carlos Magno Corrêa Dias
12/09/2017