1 de set. de 2017

Micro e Pequenas Empresas reunidas para pensar o progresso do Paraná

            
Reunindo os Comitês Territoriais para discutir, compartilhar experiências e elaborar uma nova agenda de compromissos para o futuro do Ambiente de Negócios no Estado do Paraná, empresários das Micro e Pequenas Empresas do Paraná (MPE-PR) se reuniram entre os dias 30 e 31 de agosto de 2017 no 2º Encontro das Micro e Pequenas Empresas do Paraná.



DIAS, C. M. C. - 2017

Por iniciativa conjunta do FOPEME, SEBRAE, FIEP, FECOMÉRCIO, FAMPEPAR e FACIAP o encontro objetivou discutir ideias e experiências direcionadas para promover, articular e integrar Governo, Entidades de Apoio e Representação, Academia e Indústria para assegurar Políticas Públicas para o desenvolvimento e fortalecimento das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná.

Convidado pelo Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado Do Paraná (FOPEME) e pela Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), participei do evento e tive a grata satisfação de, uma vez mais, disseminar a ideia da Tríplice Hélice do Conhecimento-Inovação para chamar a força da Academia, a força do Governo e a força da Indústria para pensarmos em simbiose um Projeto de Estado que objetive a geração de Conhecimento Útil para o desenvolvimento e progresso da Nação e para a Melhoria de Vida das Pessoas.

No 2º Encontro das Micro e Pequenas Empresas do Paraná foram destacadas as dificuldades que ainda as pequenas Indústrias do Estado do Paraná apresentam para se manterem no competitivo mercado brasileiro. Ressaltou-se que uma das possibilidades de expansão e de manutenção para as pequenas Empresas e pequenas Indústrias é o caminho da internacionalização já que o mercado interno não se mostra em muitas das vezes adequado tendo em vista entraves gerados pela burocracia e por questões tributárias que oneram sobremaneira os correspondentes desenvolvimentos, muito embora o Paraná esteja na contramão das dificuldades do país.

Durante o evento foi fortemente tratada, também, a ideia do Ambiente de Negócios mais favorável que ainda demanda a conquista de muitos desafios a serem conquistado no Estado e no Brasil embora os micro e pequenos negócios representem 99% das empresas e 33% do PIB do Estado do Paraná.

No evento foi evidenciado que desde 2006 ouve uma significativa evolução da legislação para as Médias e Pequenas Empresas do Paraná (MPE-PR) uma vez que foi criada a Lei Geral, a criação do Microempreendedor Individual (MEI), a ampliação do SIMPLES os parcelamentos de débitos dos MEIs.

Todavia, uma das conclusões do 2º Encontro das Micro e Pequenas Empresas do Paraná é que se faz necessário investir ainda mais em ações e posicionamentos para melhorar o Ambiente de Negócios das MPE-PR e fortalecer o desenvolvimento econômico do Paraná e do Brasil.

Carlos Magno Corrêa Dias
01/09/2017