19 de out. de 2017

Logística Reversa em foco no Sistema FIEP.

          
Objetivando apresentar o status da implementação da Logística Reversa no Estado do Paraná e considerando os necessários desafios e as possíveis oportunidades de negócios, pesquisas e investimentos demandadas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), participei no dia 18/10/2017, no Câmpus da Indústria do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema FIEP), do primeiro Seminário Paranaense de Logística Reversa.

O evento foi realizado pelo Sistema FIEP com correalização da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMA/PR), do Sindicato das Indústrias das Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado Paraná (SINQFAR/PR) e do Instituto Paranaense de Reciclagem (InPAR).

A Lei número 12.305, de 02/08/2010, instituiu a PNRS a qual estabelece “princípios, objetivos, instrumentos e diretrizes para a gestão e gerenciamento dos resíduos sólidos, as responsabilidades dos geradores, do poder público, e dos consumidores, bem como os instrumentos econômicos aplicáveis”.

A PNRS define a LOGÍSTICA REVERSA como “instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada”.

Contribuindo fortemente para o alcance dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) o primeiro Seminário Paranaense de Logística Reversa é mais uma ação concreta da FIEP para conquistarmos a Sustentabilidade. Parabéns para as Equipes organizadores de mais um evento de sucesso no campo da Sustentabilidade.

Carlos Magno Corrêa Dias
19/10/2017