20 de nov. de 2017

FAB LAB da FIEP na trilha da inovação e disrupção.

               
Em visita técnica ao FAB LAB da Indústria, no SESI-SENAI-CIC, em Curitiba-PR, com Colegas Conselheiros de Organizações Sociais e de Instituições de Ensino Superior integrantes das Equipes de Projetos e Núcleos do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE) do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema FIEP), conhecemos este novo espaço de INOVAÇÃO DISRUPTIVA do Estado do Paraná inaugurado pelo Sistema FIEP em agosto de 2017.

O FAB LAB da Indústria do Sistema FIEP, única unidade FAB LAB do Paraná, uma das quarenta existentes no Brasil e integrante das 1.164 (mil, cento e sessenta e quatro) unidades espalhadas pelo mundo (de acordo com o fablabs.io), constitui espaço criado para estimular a inovação e o compartilhamento de novas ideias e integra a rede mundial FAB LAB criada pelo Center for Bits and Atoms (CBA) do Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Um FAB LAB (Fabrication Laboratory) é um espaço de fabricação digital ou convencional que fornece ferramentas controladas por computador e materiais para a produção de conhecimento, soluções, processos, serviços ou produtos, estimulando a inovação e a troca de experiências em um ambiente colaborativo em conformidade com a Inovação Disruptiva, a realidade da Indústrai 4.0 ou Quarta Revolução Industrial, a concepção de Cyber-Físico, a educação 3.0 e o conceito de Open Design.

Reunindo estudantes, profissionais, empresas e a comunidade em geral um FAB LAB objetiva transformar ideias em realidade focando a resolução de problemas de acordo com demandas regionais, bem como desenvolver o pensamento crítico, a criatividade e a inovação. Formar uma grande rede para o compartilhamento de soluções é outro dos importantes objetivos de um FAB LAB.

O FAB LAB da Indústria está dividido em cinco áreas: Espaço de Fabricação Digital, Espaço de Eletrônica, Espaço de Software, Espaço de Manufatura, e Espaço CNC 4.0 (Computer Numeric Control).

Mais uma vez o Sistema FIEP é tecnológico, disruptivo, inovador e pensa no futuro da Indústria. Parabéns.

Carlos Magno Corrêa Dias
20/11/2017