2 de dez. de 2017

Soberania, Democracia e Cidadania para um Brasil Inteligente.

        
Com o tema “Soberania, Democracia e Cidadania Rumo ao Brasil 2022” tivemos, no último dia primeiro de dezembro de 2017, no auditório do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP), na Capital do Estado de São Paulo, a realização do 4º. Encontro Nacional da CNTU (Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais, Universitários e Regulamentados) e a 12ª. Plenária do Conselho das Mil Cabeças (Conselho Consultivo da CNTU), nos quais se objetivou debater e avaliar conjunto importante de questões sobre a nossa Nação no caminho que a levará a um BRASIL INTELIGENTE até 2022.

A temática do evento foi fundamental para pensarmos os desafios atuis e vislumbrarmos oportunidades para do nosso país até o bicentenário da Independência e os 100 anos da Semana de Arte Moderna os quais comemoraremos em 2022.

Após a abertura do evento ocorram a Conferência “Constituição, democracia e justiça rumo ao Brasil 2022” (pela manhã) e a Mesa-redonda “Soberania, democracia e cidadania rumo ao Brasil 2022” a partir das 14h.

Às 16h30min teve início 12ª Plenária do Conselho Consultivo (Conselho das Mil Cabeças) da CNTU na qual tomaram posse os novos membros do Conselho Consultivo, foi apresentado Portal Brasil 2022 e ocorreu o debate e a aprovação da Carta do IV Encontro Nacional da CNTU “Soberania, democracia e cidadania rumo ao Brasil 2022”.

Encerrando o evento, a partir das 18h, ocorreu a Cerimônia de entrega do prêmio Personalidade Profissional 2017.

Na Mesa-redonda “Soberania, democracia e cidadania rumo ao Brasil 2022” considerou o momento político que vivemos e enfatizou a importância em fortalecer princípios para a retomada do País. A mesa-redonda colocou em debate, ainda, pontos da atual conjuntura que interferem diretamente no exercício da democracia.

Cabe observar que foi aprovada por unanimidade a Carta do IV Encontro Nacional da Confederação que teve como tema “Soberania, democracia e cidadania rumo ao Brasil 2022” a qual põe em evidência o compromisso do Conselho das Mil Cabeças de contribuir como protagonista na sociedade do conhecimento e concluir a Independência “com democracia e desenvolvimento fortes”.

A plenária se iniciou com explanação sobre a Rede Brasil 2022 evidenciando que a rede social do projeto Brasil 2022 em construção conectará temas que vêm sendo discutidos pela CNTU em seus encontros, trazendo a visão e o trabalho de seus conselheiros. Na sequência Conselheiros veteranos apresentaram os desafios e possibilidades de atuação para os novos membros do Conselho.

Como Conselheiro do Conselho das Mil Cabeças tenho a certeza que engajados em defesa da soberania, democracia e cidadania construímos um Brasil como Nação na qual haja defesa de direitos, inclusão social, desenvolvimento econômico e justiça.

Carlos Magno Corrêa Dias
02/12/2017