1 de jan. de 2018

A prática da PAZ para um mundo melhor.

         
A partir de 1 de janeiro de 1968 o mundo tem uma data oficial para comemorar o DIA MUNDIAL DA PAZ que passou a ser o primeiro dia de cada novo ano.

Muito povos ao redor do mundo, antes desta data, certamente, já comemoravam o dia primeiro dia do novo ano na esperança de dias melhores desejando uns aos outros o tradicional “próspero Ano Novo”. Todavia, os festejos não faziam alusão explícita ao DIA INTERNACIONAL DA PAZ.

O DIA MUNDIAL DA PAZ, ou DIA DA FRATERNIDADE UNIVERSAL, foi criado por Giovanni Battista Enrico Antonio Maria Montini (1897 - 1978), o Papa Paulo VI, com mensagem datada de 8 de dezembro de 1967 na qual propunha que a data não fosse exclusivamente religiosa ou católica, mas sim ensejasse o propósito coletivo universal de exaltar o bem primário maior dos seres humanos que é a PAZ.

A ideia é que pela PAZ os homens possam defender, promover e celebrar a VIDA humana na sua integridade e em todas as suas possibilidades.

Que, independentemente da religião, da política e das demais condições sociais, o homem possa compreender a PAZ como elo que une Verdade, Justiça, Razão e Liberdade acima de dogmas, condicionamentos, regras ou imposições.

Pratiquemos a PAZ com intensidade ilimitada para um mundo melhor.

PAZ e BEM a todos.

Carlos Magno Corrêa Dias
01/01/2018