30 de jan. de 2018

A qualidade existente na Educação no Brasil deve ser replicada para todos.

            
Mais uma vez observo que se a Educação em nosso Brasil é falha é porque ou não conhecemos tudo de melhor que somos capazes de produzir no campo do Ensino-Aprendizagem ou porque não nos permitidos replicar o que de melhor desenvolvemos no campo do Ensino-Aprendizagem.

Em nossas Terras temos exemplos de excelência em Educação que seguidamente dão resultados e nos colocam em evidência internacionalmente. Apenas para citar dois destes casos considere o Sistema de Ensino do SENAI/SESI e o das Escolas Militares.

Enquanto no PISA ou em outras avaliações internacionais sobre Educação somos um fracasso (resultado de um Sistema de Ensino ultrapassado, falido, atrasado), seguidamente nossos Estudantes oriundos dos Sistemas em referência arrasaram e demonstraram a supremacia que possuem ao conquistarem Medalhas, Certificados de Excelência e Primeiros Lugares em quantidades que cada vez aumenta mais a cada nova edição em Competições Internacionais tais como: IBO (International Biology Olympiad), IChO (International Chemistry Olympiad), IJSO (International Junior Science Olympiad), IMO (International Mathematical Olympiad),IMOF (International Mathematical Olympiad Foundation), IOAA (International Olympiad on Astronomy and Astrophysics), IOI ((International Olympiad in Informatics), IPhO (International Physics Olympiad), IYPT (International Young Physicists' Tournament), OIAB (Olimpíada IberoAmericana de Biologia), OIAQ (Olimpíada IberoAmericana de Química), SHELL-ECON-MARATHON.

Cabe salientar, também, que em algumas destas Competições nossos Jovens Estudantes são apenas IMBATÍVEIS já há várias edições. Ressalte-se que o nosso BRASIL, por intermédio de Estudantes do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) sagrou-se o grande CAMPEÃO no penúltimo WorldSkills (Torneio Internacional de Educação Profissional) e vice-Campeão no último. Estamos no TOP FIVE da MELHOR EDUCAÇÃO PROFISSIONAL do planeta e neste campo não apenas nos distinguimos como, também, estamos ENSINADO para o mundo como alcançar semelhantes resultados de excelência.

É, então, inadmissível permitir que o futuro MELHOR de nossos JOVENS seja prejudicado devido à existência de uma Educação “ruim” (miserável) por não sermos capazes de disseminar e copiar as formas eficientes que nós mesmos desenvolvemos. É urgente replicar para todos os Jovens Estudantes do Brasil a expertise que já possuímos e que nos faz vitoriosos internacionalmente em vários Campos do Saber. Responsabilidades devem ser chamadas, inclusive das Universidades.

Carlos Magno Corrêa Dias
30/01/2018