31 de jan. de 2018

Obras em Giclée chamam conjeturas e reflexões.

          
Em 2017, minha obra TAUTOLÓGICAS IMPRESSÕES VISUAIS (ISBN: 978-85-88925-28-1) nasceu para dar continuidade ao alvitrado em 2010 quando publicava a obra CONJECTURAS EM IMAGENS (ISBN: 978-85-88925-10-6) a qual constituiu a primeira obra de uma série de publicações impressas pretendidas que reuniu, pela primeira vez, imagens de alguns trabalhos plásticos que desenvolvi até 2004 e que foram criados, exclusivamente, utilizando programas de computador.

      
C. M. C. DIAS - 2017

Entretanto, as sempre contingências impediram que o projeto inicialmente pensado fosse executado sequencialmente e somente em 2016 se retornou à antiga programação quando objetivei lançar as minhas TAUTOLÓGICAS IMPRESSÕES VISUAIS.

Mais uma vez, porém, impedimentos outros surgiram e a obra objetivada não pode ser editada naquele ano. Tempo e espaço combinaram, novamente, as trajetórias independentemente das vontades e dos planejamentos pensados.

Porém, enfim, TAUTOLÓGICAS IMPRESSÕES VISUAIS segue o objetivo alvitrado sendo composta por imagens de 68 (sessenta e oito) obras produzidas em 2005. As obras originais cujas imagens são expostas fazem parte do campo que se tem arbitrado denominar de Pintura Digital.

A Pintura Digital assume uma ampla gama de possibilidades e devido às tecnologias disponíveis consiste em um campo vasto para a materialização da arte, permitindo a ampliação e melhoria de operações manuais e aumentando o tempo para a criação além de possibilitar uma maior reprodução.

Os originais dos trabalhos expostos em TAUTOLÓGICAS IMPRESSÕES VISUAIS foram produzidos por impressão de jato de tinta sobre papel; sendo a correspondente reprodução por pulverização mecânica de tinta conhecida como Giclée. Os originais das Pinturas Digitais reproduzidas neste trabalho foram criados por Giclée sobre Papel de gramatura 180 g/m2.

Independentemente da função plástica de uma exposição, seja ela física ou, como esta, impressa, é sempre almejado chamar a interpretação do espectador para que ele possa perspectivar significados ou vislumbrar interpretações.

É desejado, então, que conjecturas ou reflexões sejam chamadas pelos observadores ao se apreciar as obras reproduzidas em TAUTOLÓGICAS IMPRESSÕES VISUAIS. Se assim o for, o propósito extemporâneo da obra terá sido atingido em sua essência e prospecções poderão ser realizadas.

Carlos Magno Corrêa Dias
31/01/2018