23 de fev. de 2018

Educação Positiva é avaliada no Sistema FIEP.

             
Na busca por novas possibilidades e inovadores modelos de Educação para a solução dos inúmeros e sérios problemas na deficitária Educação praticada na maioria das Escolas no Brasil (excetuando-se as Escolas Militares e do Sistema S, que geram nossos muitos campeões em disputas mundiais) participei do evento EDUCAÇÃO POSITIVA NO BRASIL, realizado no último dia 20/02/2018, no Câmpus da Indústria do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema FIEP).


J. C. G. C. DIAS - 2018

O conceito de Educação Positiva foi apresentado como uma das tendências factíveis para o futuro da Educação no Brasil o qual está centrado em um novo Modelo de Ensino que objetiva privilegiar o bem-estar dos Estudantes em sala de aula.

O conceito de Educação Positiva promove a união entre os estudos da Psicologia Positiva com o modelo tradicional de Ensino. E objetiva diminuir a depressão e aumentar o bem-estar dos Estudantes por intermédio do desenvolvimento de habilidades sócio-emocionais.

Partindo-se do pressuposto que “educar o coração é tão importante quanto educar a mente” a Psicologia Positiva é um movimento científico que estuda a felicidade; ou, mais categoricamente, é o movimento científico centrado no estudo e na prática das emoções positivas, forças e virtudes que possibilitam o desempenho do ser humano para atingir uma vida mais significativa, plena e feliz; sejam nos campos social, cultural, institucional ou biológico.

Quando são inseridos no Currículo das Escolas habilidades que os Estudantes utilizam ou necessitam no dia a dia de suas vidas e são ministradas aulas de saúde física, psicologia e nutrição o processo Ensino-Aprendizagem promoverá desempenho escolar muito acima daqueles que insistem em manter uma Educação Tradicional que prioriza a padronização ou que não valoriza as singularidades, conforme pesquisas têm demonstrado. A manutenção dos sistemas engessados de Educação possibilitam o aumento do estresse e a ansiedade promovendo a ampliação dos quadros depressivos e demais doenças mentais.

Mais uma vez o Sistema FIEP contribui com ações em prol de uma Educação melhor em nossa Nação que permita vislumbrar metodologias de Ensino-Aprendizagem que evoluam para além dos sistemas tradicionais de Educação que sejam mais próximas dos Jovens Estudantes e promovam o desenvolvimento de suas habilidades individuais.

Carlos Magno Corrêa Dias
23/02/2018