10 de fev. de 2018

Paraná planeja gestão dos resíduos sólidos.

     
No último dia 9 de fevereiro de 2018, tive a grata satisfação de participar da I Oficina Técnica Regional do Plano Estadual de Resíduos Sólidos do Paraná, realizada no Auditório do SENAI da CIC (Cidade Industrial de Curitiba), pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Paraná (SEMA), por meio do consórcio EnvEx-Engebio.


J. C. G. C. DIAS - 2018

A I Oficina Técnica Regional do Plano Estadual de Resíduos Sólidos do Paraná objetivou apresentar e validar os resultados do Panorama de Resíduos Sólidos do Estado. A Oficina foi realizada, também, nas cidades de Guarapuava, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Toledo.

O Plano Estadual de Resíduos Sólidos do Paraná (PERS/PR) constitui importante instrumento no processo de Planejamento da Gestão de Resíduos Sólidos no Estado. Além dos Resíduos Sólidos Urbanos, o PERS/PR contemplará os Resíduos de Saúde, de Construção Civil, de Transporte, de Mineração, de Saneamento, Industriais e Agrossilvopastoris.

O PERS/PR está sendo elaborado pelo Consórcio EnvEx/Engebio (vencedor da correspondente licitação) em um trabalho conjunto com a SEMA e com ampla participação da população por meio de reuniões, palestras e oficinas técnicas.

Na oportunidade sugeri à Equipe Gestora chamar a participação das Universidades, sejam Públicas ou Privadas, junto aos municípios no PERS haja vista que poderiam contribuir muito com estudos e pesquisas. Dada a indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão (obrigada manter nas Universidades) as Universidades constituem, certamente, terreno fértil para o desenvolvimento de propostas de soluções para a resolução dos graves problemas decorrentes da intensa produção de resíduos sólidos.

Acredito, também, que poderia ser pensada a criação (em particular) de um “Selo” a ser concedido para toda Universidade que mantivesse trabalhos efetivos relacionados com os Resíduos Sólidos produzidos em cada um de seus Câmpus.

O “Selo poderia ser denominado Selo Universidades Resíduos Sólidos Paraná e poderia ter três tipologias: Selo Universidades Resíduos Sólidos Paraná Ouro, Selo Universidades Resíduos Sólidos Paraná Prata e Selo Universidades Resíduos Sólidos Paraná Bronze.

Para obter o Selo Universidades Resíduos Sólidos Paraná Bronze a Universidade declararia sua adesão ao PERS/PR apresentando comprovação institucional de ter iniciado estudos ou pesquisas para registrar a produção de resíduos sólidos em seus Câmpus estabelecendo uma política institucional para tanto. A confirmação poderia ser realizada pelo encaminhamento de cópia de Portaria da Reitoria da Universidade designando Comissão para iniciar os estudos ou pesquisas para registrar a correspondente produção de resíduos sólidos. Nesta Portaria deveria estar registrada, também, a Política Institucional sobre Resíduos Sólidos adotada.

Para ser consagrada com o Selo Universidades Resíduos Sólidos Paraná Prata a Universidade deveria apresentar os relatórios anuais sobre sua produção de resíduos sólidos (por distinto setor ou área de conhecimento) decorrentes da Política Institucional sobre Resíduos Sólidos adotada quando da adesão ao PERS/PR.

Se além de disponibilizar os registros para o PERS/PR sobre a sua produção de resíduos sólidos a Universidade demonstrar, também, quais estudos e pesquisas estão sendo desenvolvidos para a correta destinação dos resíduos sólidos gerados em suas unidades (Câmpus), então a Universidade receberia o Selo Universidades Resíduos Sólidos Paraná Ouro.

Entendo que as Universidades devem contribuir efetivamente para o sucesso do PERS se articulando institucionalmente na busca de soluções para os problemas na gestão de resíduos sólidos que, inegavelmente, comprometem a qualidade de vida das pessoas. Ao equacionarmos e resolvermos os problemas relacionados com os resíduos sólidos nas Universidades contribuiremos para garantir a sustentabilidade futura de todos.

Sempre, precisamos somar forças para multiplicarmos resultados. Ao vislumbrar mais e mais soluções para resolvermos os vários e graves problemas decorrentes da geração dos resíduos sólidos que, inegavelmente, comprometem a qualidade de vida das pessoas, estaremos contribuindo para o desenvolvimento de nossa Nação e para a melhoria de vida das Pessoas.

Conforme observado durante a I Oficina Técnica Regional do Plano Estadual de Resíduos Sólidos do Paraná todos os 399 municípios do Paraná serão contemplados pelo PERS/PR o qual terá vigência por prazo indeterminado, está sendo perspectivado para atuação pelos próximos 20 (vinte) anos e será revisto (periodicamente) a cada 4 (quatro) anos.

Parabéns para as Equipes que desenvolvem este importante Projeto no nosso Paraná e contribuem para alcançarmos a tão necessária sustentabilidade.

Carlos Magno Corrêa Dias
10/02/2018